Bom dia pessoal, sejam muito bem vindos ao meu canal. Olhartouristta. Uma das características quando nos hospedamos em um Hotel, como por exemplo: O capitão porteiro que nos dá as boas vindas ao chegarmos na entrada do hotel, da simpatia dos recepcionistas, nos informando sobre as regras , o tipo de quartos, se tem lavanderia, café da manhã, almoço, jantar entre outras atrações. Enfim, tudo isso é classificado e uma das formas de observamos isso é as estrelas que o hotel possui. Há uma grande variedade de esquemas de classificação usados por diferentes organizações em todo o mundo. Muitos possuem um sistema envolvendo estrelas (o mais comum), sendo que um número maior de estrelas indica maior luxo.
Outra classificação interessante é feita pela AAA (Associação automobilística americana), e seus órgãos afiliados usam diamantes em vez de estrelas para expressar os níveis de classificação de hotéis e restaurantes. Estas classificações tem como base a classificação é baseada na qualidade e características do serviço, como infraestrutura, mobiliário dos quartos, áreas de recepção e lounge e serviço prestado. Assim, serviços de alimentação, entretenimento, vista, variações de quartos – como tamanho e comodidades adicionais – spas e academias de ginástica, facilidade de acesso e localização podem ser considerados ao estabelecer um padrão. Os hotéis são avaliados de forma independente em sistemas tradicionais e dependem fortemente das instalações fornecidas. Alguns consideram isso desvantajoso para hotéis menores, cuja qualidade de acomodação pode cair em uma classe, mas a falta de um item como um elevador impediria que ela alcançasse uma categoria superior. Além destes existe o sistema de classificação por letras de A até F, incluindo hotéis e motéis.
Mas falando especificamente sobre as estrelas foram mencionadas já em 1334 em Florença como um recurso de categorização comercial para estabelecimentos de hospedagem no Statuti dell’arte degli Albergatori della Città e Contado di Firenze. Lá, os estalajadeiros receberam padrões mínimos para lidar com seus hóspedes e, ao mesmo tempo, o uso de uma estrela de oito pontas de cor vermelha como símbolo da guilda. Nos tempos modernos, foi o alemão Karl Baedeker que, em 1853, pela primeira vez, usou estrelas para o que foi particularmente notável em seus lendários guias de viagem posteriores na capa vermelha. A classificação normalmente vai de 1 até 5 estrelas, porém atualmente existem alguns hotéis que superam esta classificação.
Como por exemplo, o famoso hotel Burj Al Arab em Dubai foi inaugurado em 1998 com um mordomo para cada quarto – este foi o primeiro hotel amplamente descrito como uma propriedade “sete estrelas”, mas o hotel diz que o rótulo se origina de um jornalista britânico não identificado em um press trip e que não incentivam seu uso nem o utilizam em sua publicidade.
No Brasil
Em 2012, o Ministério do Turismo lançou oficialmente o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), e que define que sete tipos de empreendimentos – hotel, hotel fazenda, cama e café*, resort, hotel turístico, pousada e flat/apart-hotel. Para os hotéis, o SBClass avalia as condições de infraestrutura, equipamentos, serviços oferecidos aos hóspedes e práticas de sustentabilidade, dando a eles as famosas estrelas.
Nos tempos de preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade. classificações alternativas de hotéis estão começando a aparecer em um esforço para promover a sustentabilidade ou a diversidade cultural no turismo internacional
Classificações como:
Green Key International
classificação ecológica voluntária concedida a cerca de 2.900 hotéis e outros estabelecimentos em 57 países pela Fundação para a Educação Ambiental
Green Key Global
classificação ecológica voluntária concedida a cerca de 1.850 hotéis e locais em 15 países.Em 2009, Fairmont Hotels & Resorts se juntou ao programa Green Key Global
Green Globe
certificação para o turismo sustentável. A associação é reservada para empresas e organizações comprometidas em fazer contribuições positivas para o planeta.
Salam Standard
classificação para hotéis amigáveis aos muçulmanos
Então agora quando for fazer sua viagem e se hospedar em um hotel, pousada, motel entre outros meios de hospedagens, já sabe o porquê das estrelas, dos diamantes ou mesmo das letras de A até F.
Um abraço a todos.
Dicas:
Algumas dicas de como aproveitar bem a viagem e o seu hotel, seja qual for a estrela que ele tenha.
Faça o roteiro com os lugares que quer visitar.
Defina em qual tipo de hospedagem você quer ficar.
Utilize um bom buscador de hospedagens.
Observe muito bem a localização do hotel.
Faça as reservas com antecedência.
Não esqueça o seguro viagem.
Nem as passagens aéreas.
Abraço a todos
Referências:
Wikipedia
Hensens, Struwig & Dayan.
Fernando Sartini (Hrsg.): Statuti dell’Arte degli Albergatori della Città e Contado di Firenze (1324–1342). Florenz 1953.
Comentários