top of page
Foto do escritorMARCOS GONZAGA

Igreja de Nossa Senhora da Penha (Rio de Janeiro)


Bom Dia.

     Hoje estamos conhecendo a Igreja de Nossa Senhora da Penha, muito conhecida na Zona Norte do Rio de Janeiro e também por sua famosa escadaria de 382 degraus. Erguida no alto de uma pedra com 111 metros de altura. Para as pessoas que não podem subir sua escadaria, há também 3 funiculares (transporte movido por cordas ou cabos), que estão disponíveis a população gratuitamente. Ao chegar ao topo e contemplar a beleza da Igreja que foi contruida em 1728 em estilo eclético  e uma vista panorâmica da Zona norte do Rio de janeiro, do aeroporto internacional do Galeão, do Cristo Redentor, da Baia de Guanabara e um pedaço de Teresópolis. 

     Anualmente ocorrem eventos para festejar a padroeira, no mês de outubro, onde promove celebração de missas de hora em hora, aos domingos, shows religiosos, aprersentação de corais, barracas com comidas típicas e muitos outros eventos. 

     O local é muito bonito, embora deva se ter alguns cuidados, pois a igreja é carcada por comunidades, onde as vezes ocorrem conflitos, havendo certo perigo, mas tomando os devidos cuidados é um bom passeio e a igreja encanta os visitantes. Um fato curioso a respeito de sua origem e construção vem da época de 1635, quando o dono do quinto da Sesmaria, o capitão Baltazar querendo ver suas terras do alto da pedra do cariri (onde hoje é fica a Igreja da Penha), foi atacado por uma serpente e ao pedir socorro a Santa, aparece um lagarto que é inimigo da serpente atacando-a, livrando o capitão de ser atacado por ela. Em agradecimeto a Santa, mandou erguer uma capela no alto do morro. Que logo cresceu e tomou a aparência que conhecemos hoje. 

     Sua famosa escadaria também tem uma origem, no ano de 1817, onde um casal pediu a Santa que lhes desse um filho. Onde a esposa a Sra. D. Maria Barbosa, prometeu esculpir uma escada no duro granito da pedra para facilitar o acesso a igreja pelos fiéis. E no ano de 1818 a Santa lhes atendeu, nascendo o filho tão esperado pelo casal. E no ano de 1819 os 382 dregraus da Igreja foram terminados pelo casal em agradecimento. 

Arquitetura

  Sua arquitetura sofre várias influências, pois foi sendo desenvolvida e reformada ao longo do tempo, como o  estilo eclético, e sua última reforma tem um estilo neogótico (onde temos as torres elevadas e pontiagudas). A igreja em seu interior não é muito grande, mas tem uma beleza encantadora e acolhedora e a sensação de paz e reflexão. 

No ano de 1900, com ampliação e as reformas a igreja ganhou duas torres, onde foi instalado um carrilhão com 25 sinos de origem portuguesa, foram adquiridos na exposição nacional do primeiro centenário de independência do Brasil  e o carrilhão foi inaugurado em 27 de setembro de 1925, com a benção do cardeal na época, Dom Henrique Gasparri.










Referências: 

  1. «Para visitar a Igreja da Penha». VEJA RIO. Consultado em 12 de julho de 2022

  2. «Igreja da Penha: para os fortes e para os fracos». Catraca Livre. Consultado em 12 de julho de 2022

  3. «IBGE | Biblioteca | Detalhes | Igreja de Nossa Senhora da Penha de França : Rio de Janeiro (RJ)». biblioteca.ibge.gov.br. Consultado em 12 de julho de 2022



Bibliografia

  1. MONTEZUMA, Roberto. “Arquitetura Brasil 500 anos”. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2002.

  2. REIS FILHO, Nestor Goulart. “Quadro da Arquitetura no Brasil”. São Paulo: Perspectiva, 1987.

  3. DEL BRENNA, G. Rosso. “Ecletismo no Rio de Janeiro (séc.XIX-XX)” In: FABRIS,1987 Annateresa (org.) Ecletismo na arquitetura brasileira. São Paulo, FABRIS, A.


Dicas: 

Endereço: Largo da Penha. 19 – Penha- Rio de Janeiro-RJ;

Horário: de 7:00 às 18:00 horas (segunda -domingo);

telefone: (21)3219-6262;

Obs: O acesso pode ser feito pela escadaria (382 degraus), ou pode ser feito pelo teleférico gratuito, no local encontra-sa sanitários e restaurante logo no inicio da subida.


Abraço Forte!


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page