top of page
Foto do escritorMARCOS GONZAGA

Ilha de Paquetá


     Bom Dia!

     Para começar, o objetivo deste blog e mostrar os atrativos da cidade do Rio de Janeiro.  Sua natureza em sua diversidade, sua história as vezes pouco conhecida por nós cariocas.

 As singularidades de cada região, com sua culinária, restaurantes, bares, teatros, praias, enfim os recantos pouco conhecidos, além dos já tradicionais, mas que são igualmente interessantes e merecem ser visitado por todos, cariocas ou não. Provando sem sombra de dúvida que ainda é uma cidade maravilhosa.

A     Ilha 

     A ilha de Paquetá localiza-se no interior nordeste da Baía de Guanabara, no bairro de Paquetá, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. A principal forma de acesso à ilha é através das barcas, um belo lugar, bom passeio e pouco divulgado pela midia, com paisagens e natureza incríveis, além de ser tranquila, bem diferente da agitação da cidade. A ilha curiosamente tem um formato de um oito, com cerca de 1,2 quilômetros quadrados de área e 8 quilômetros de perímetro. Com um relevo bem característico apresentando 9 morros , entre os quais o mais elevado é o morro do Vigário, com 69 metros acima do nível do mar. Os outros morros são bem conhecido pelos turistas, como: 

1- Morro de São Roque ou Morro da Moreninha;

2- Morro do Castelo;

3- Morro da Covanca;

4- Morro do Costallat;

5- Morro das Pedreiras;

6- Morro das Paineiras;

7- Morro da Cruz;

8- Morro do Veloso;

     As praias são uma atração a parte, tanto que são um patrimônio Nacional, sendo tombadas pelo IPHAN(Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Algumas delas bem conhecidas, como : Praia dos Tamoios, Praia do Catimbau, Praia do Lameirão, Praia da Covanca, Praia Pintor Castagneto, Praia de São Roque, Praia da Moreninha, Praia Manuel Luiz, Praia da Imbuca, Praia da Mesbla, Praia Gorssa e Praia josé Bonifácio. O bairro fica cerca de 15 quilômetros do Centro do Rio de Janeiro, sendo que a Ilha faz parte de um arquipélago, onde ela é a principal, entre as ilhas podemos destacar: Ilha do Braço Forte, Ilha do Brocoió, Ilha da Casa da Pedra, Ilha Comprida, Ilha dos Ferros, Ilha das Folhas, as duas Ilhas de Jurubaiba (interligadas por um banco de areia), Ilha dos Lobos, Ilha do Manguinho, Ilha Pancaraíba, Ilha Pita, Ilha Redonda, Ilha dos Itapacis e Ilha de Tapuama(Ilha do Sol). 

    A região do arquipélago fica próximo a área de preservação ambiental de Guapimirim. Inicialmente a Ilha era constituida em sua maioria pela Mata Atlântica, porém após a colonização portuguesa, no decorrer do séculos, foram sendo introduzidas espécies não nativas na área. como árvores frutíferas, palmeiras e flamboyants(Seu nome científico é Delonix Régia, chamada em portugues de flamboiã, pertencendo a família das leguminosas, nativa da ilha de Madagascar), entre elas se destaca a mais famosa da ilha o Baobá, conhecida entre os locais como “Maria Gorda”, com mais de 7 metros de circunferência, inclusive ao visitar  a ilha tive que tirar uma foto com esta árvore incrível e majestosa. Pela importância ecológica, pela beleza, merecidamente 10 árvores foram tombadas entre elas o baobá pelo Instituto Estadual do Patromônio Cultural (INEPAC), as árvores tombadas são: Amendoeira (Praia do Tamoios com Ladeira Vicente), Baobá(Praia dos Tamoios nº 125), Mangueira(Rua Tomás Cerqueira), Mangueira(Rua Padre Juvenal, defronte, nº 44), Tamarineira(Praia José Bonifácio, nº 221), Jaqueira(Rua Guedes de Carvalho), Mangueira(Rua Guedes de Carvalho), Mangueira(Rua Frei Leopoldo, com Rua Manuel Macedo), Algodoeira (Inicio da Praia Marechal Floriano) e Tamarineira(Praia Marechal Floriano, nº228). 

 História


      A descoberta da Ilha deveu-se ao cosmógrafo francês Andre Trevet, integrante da expedição de Nicolas Durand de Villegagnon em 1555. Habitada pelos índios Tamoios, que eram tambpem conhecidos como Tupinambás, que por sua vez se aliaram aos franceses para expulsar os portugueses. havendo na época uma importante batalha. Onde Estácio de Sá, coube a importante tarefa de expulsar os franceses e garantir a colonização portuguesa, onde junto com os índios temiminós derrotou os franceses e fundou a cidade do rio de Janeiro em 1565. com a vitória Estácio de Sá, doa a ilha para seus companheiros de viagem, a parte norte ficou com Inácio de Bulhões e a parte Sul  Fernão Valdez. O lado sul teve uma colonização mais acentuada que o norte, que teve a formação da fazenda São Roque. Nas terras da fazenda São Roque é erguida a primeira capela no ano de 1697. A Capela de São Roque. Mas a região teve maior desenvolvimento e cresimento com as frequentes visitas de Dom João VI a Ilha e além disso teve a contribuição do romance “A Moreninha”de Joaquim Manuel de Macedo. 




Imagens































É possível também fazer trilha !



Parece um cenário de Filme 


Pedra da Moreninha





Píer com a baía ao fundo!

Dicas:

Endereço: Localiza-se cerca de 15KM da praça XV, no centro do Rio de Janeiro Como Chegar: Melhor meio é atraves das Barcas na Praça XV; horário: O horário das barcas, nornalmente saem Praça XV => Ilha de PaquetáSaída:Chegada:Tempo:04:0004:5050 min.06:2007:1050 min.09:00*09:5050 min.13:30*14:2050 min.16:00*16:5050 min.18:3019:2050 min.20:5021:4050 min.23:1000:0050 min.

O preço: 

  1. R$ 5,15 (bilhete único – duas viagens ao dia)

  2. R$ 7,70 (no dinheiro)

  3. Telefone: 0800721 1012

Obs: melhor ligar antes,  pois pode haver alterações nos finais de semana e feriados.

Abraço Forte a Todos!

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page