top of page
Foto do escritorMARCOS GONZAGA

Mirante do Leme

Estátua da Princesa Isabel, local de partida para o Mirante do Leme 

Bom Dia!


     Olá pessoal, coloquem um tenis confortável, garrafa de água e roupas leves, porque hoje vamos falar de uma trilha bem conhecida pelos cariocas e que merece ser visitada por todos, mas tem que ter preparo fisico e nada de subir de carro senão perde a graça. Trata-se do Mirante do Leme.            É  um morro  situado no bairro do Leme, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Com 124 metros de altitude, localiza-se ao lado da Praia do Leme (e põe alto nisso) e do Morro dos Urubus. Este morro possui 12 hectares de Mata Atlantica nativa, além de 16 hectares de mata de reflorestamento. Que juntos compõem a vegetação do morro, algumas espécies se destacam como: palmeiras-indaiá, jerivás, ipês-amarelo, freijós, carapeteiras, quaresmeiras, paineiras-das-pedras, bromélias, cactos, orquideas e muitas outras espécies interessantes.







Caminhada do metrô até o mirante!



Inicio da trilha, chegando ao  forte  








A entrada da trilha é pelo forte. 


Militar, politico e monarquista


Busto de duque de Caxias

Somente em 1930, no governo de Getúlio Vargas, o forte ganhou o nome oficial que carrega até hoje, uma homenagem ao militar, cujo nome era Luis Alves de Lima e Silva, tinha o apelido de “O Pacificador” ou “Duque de Ferro”. Lutou pela consolidação da independência, pacificou provincias conflagradas e conduziu as armas nacionais á vitória nos conflitos da Bacia do Prata. É o patrono do exército brasileiro e o dia de seu nascimento, que foi em 25 de agosto é comemorado o dia do soldado.






 Chegamos ao inicio da trilha!

Inicio da trilha e haja fôlego   

Placas Informativas

Placa com descrição do proj APA

     A placa acima, desceve que o local é uma APA (Área de proteção ambiental), com um projeto de reflorestamento da mata, uma iniciativa interessante para a preservação do meio ambiente da cidade

Para cada lado que se olha uma bela vista!

           Chegando ao Topo do Mirante


     Depois de beber meio litro de água, e se recuperar da subida e o fôlego( e haja fôlego), pedi a uma turista estrangeira para tirar minha foto, a vista da cidade daqui vale a caminhada e panorâmica e incrível. Mas vamos mostrar algumas imagens que memo não querendo ser redundante são de tirar o fôlego, desta vez no bom sentido.


como se diz: “Uma imagens vale mais que mil palavras”


Parece uma pintura, mas e foto mesmo !

Parece uma quimica perfeita de Deus, onde céu azul, floresta, a baia e as montanhas se juntam numa energia contagiante e revigorante a qualquer visitante que vislumbre este recanto tocado pelo criador.

                                              O Forte do Leme




O Forte Duque de Caxias ou Forte  do Leme, teve sua construção no período entre  1776 e 1799 por ordem do Marquês do Lavradio, quando o Brasil ainda era parte do Império Português. Ele antes era chamado de Forte do Vigia ou da Espia porque não possuía artilharia e servia para alertar as outras fortificações sobre a chegada de navios ao Rio de Janeiro.        Sua história é digna de nota, pois seus integrantes participaram de revoltas como a do Forte de Copacabana (1922), na Revolta do Encouraçado São Paulo (1924), na ação contra o navio mercante Baden (1930), na Revolução de 1932, na Intentona Comunista (1935), no Movimento Integralista (1938), na 2ª Guerra Mundial (1945) e na Intervenção do Cruzador Tamandaré (1955). Mas felizmente em tempos de paz, sua arquitetura e historia se mesclam com a paisagem e conferem ao visitante uma experiência memoravel, além de proporcionar uma segurança ao visitante, sendo área militar. 


Algumas imagens do forte que tirei quendo fui lá:








As imagens do entorno também são de resepito pela Natureza!








Dicas:


1-Dias e horário: Você pode visitar de terça a  domingo , das 9u30 às 16h

2-Telefones: (21)3223-3076/(21)3223-4033

3-O preço da entrada é R$ 4. Porém, maiores de 65 anos e menores de 10 anos não pagam. Além disso, estudantes pagam meia-entrada. O ingresso é grátis às terças-feiras.

4-Outra coisa importante, vá com roupas leves, garrafa de água, pois no verão o sol é de Rachar



Ao final, se quizer dar uma passadinha na praia e também uma boa, existem quiosques ao redor, pode-se comprar uma agua de coco e apreciar a vista do mar antes de ir embora, enfim uma atração praticamente de graça e bastante agradavel, vai a dica para quem curte a natureza. 







        Valeu pela visita ao Blog. Abraço Forte!!






0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page