top of page
Foto do escritorMARCOS GONZAGA

Museus : Museu das Telecomunicações (Oi Futuro)


     Bom  Dia!

     Hoje a visita é no Museu das telecominicações, um museu interativo e cheio de relíquias do passado e do presente na telefonia.  Com o objetivo de contar a história da comunicação humana do passadol ate os dias atuais, por meio de varios recursos. Como imagens, fotos , peças de época, filmes, realidade virtual. Contando com 200 itens em seu acervo. Sendo inaugurado em 2007, porém em março de 2012 o museu foi reinaugurado após uma reforma, onde apresenta novas atrações. Como por exemplo: maquina do tempo interativa, realidade virtual, aparelhos sensíveis ao toque , tablets e é claro as peças antigas que retratam a evolução da telefonia em nosso país e no mundo. 

   A história das telecomunicações no Brasil remonta ao ano de 1879, foi quando D. Pedro autorizou a exploração dos serviços telefônicos no Brasil. No ano de 1890 foi implantada a primeira linha telefônica  interurbana do país, entre Rio de Janeiro e São Paulo. 


     Entre os anos de 1890 a 1940, foi muito comum o telefone acima na foto, o de castiçal, com um bocal transmissor posicionado na parte superior do aparelho e outro receptor, que o usuário segurava durante a conversa. D. Pedro II teve grande influenciaa na divulgação do novo invento, época que o telefone não tinha ainda a importância que tem hoje. No ano de 1876 os EUA a fim de festejar o centenário de independênicia, promoveu na Filadelfia. A Exposição Internacional, onde o presidente americano o general Grant, convidou o imperador D. Pedro II e a imperatriz Teresa Cristina, onde Bell estava expondo o seui aparelho telefônico por semanas sem que ninguém desse a importância que merecia, achavam no máximo que era um brinquedo infantil. D. Pedro II já conhecia Bell algumas semanas antes da feira, e no dia em se formou a comissão julgadora D. Pedro foi convidado para participar da mesma. Foi quando Alexander Grahan Bell chamou o imperador para demosntrar o seu invento que até então ninguém dava atenção. Onde D. Pedro aceitou o convite e foi experimentar o aparelho de Bell, que ficou cerca de 150 metros de distância do imperador e falou no transmissor a frase “To Be ou Not To Be”, que fora ouvida pelo imperador com expanto onde exclaou a famosa frase “Meu Deus, Isso Fala!”. Fato que acabou chamando a atenção da comissão julgadora, quando após testarem o aparelho concederam-lhe  um certificado especial de mérito. Desta forma, foi a influência e o interesse do imperador D. Pedro II que proporcionou a Bell ser reconhecido pelo seu invento, onde ganhou notícia nos jornais e respeito dos cientistas da época. 

     Outro fato importante, que a primeira linha telefônica instalada no Brasil, foi na residência de D. Pedro II no ano de 1877. Quem diria que a primeira propaganda pública do telefone foi festa neste mesmo ano de 1877, na cidade de Nova York, onde anunciava que a palavra falada podia ser transmitida pelo telefone a uma distância de cerca de 32 qiolômetros. Surgindo com este invento uma nova profissão a de telefonista. 

Profissão Telefonista

     Com  a popularização do telefone, muitas pessoas queriam adquirir a nova invenção. Necessitando ter centrais telefônicas  para ter a conexão correta. Quando surgiu as primeiras centrais telefônicas, eram os trabalhadores do sexo masculino que faziam as conexões ao outro lado da linha, porém foram substituidos por mulheres, surgindo assim a profissão de telefonista. Com um tom de voz mais agudo de suas cordas vocais que eram mais copreensíveis, além do fato dos clientes se comportarem de forma mais amigável ao ouvir uma voz feminina. Justificava dada ao substituir os homens pelas mulheres no atendimento telefônico na época. Seu trabalho era descrito da seguinte forma. No painel em frente da telefonista havia uma tomada para cada aparelho telefônico instalado, onde a mesma recebia um telefonema e perguntava a quem deveria chamar. Onde podia conectar qualquer telefone através de um pino que conectava na tomada correspondente. Os requisitos ao se fazer a seleção das telefonias consistiam em: Boa formaação escolar, fino trato, conhecimento de idiomas estrangeiros. 

     Outra curiosidade sobre a profissão no inicio nos primordios dos correios na alemanha era que as telefonistas deveriam ser solteiras. Sendo rigorosamente controlado. Isto era explicado pelo fato do rogoroso sistema previdenciário da época, onde caso a funcionária casasse e tivesse filhos e por alguma razão perdesse o marido o estado era obrigado a sustentar toda a família. 

A primeira Lista Telefônica   

     No ano de 1882, foi editado a primeira lista em formato catálogo pela Brazilian Telephone Company.

cujo título era “Guia do viajante no Rio de Janeiro”, com 414 assinantes. Pórem a lista telefônica mais antiga de que se tem registro, foi lançada em 1878, dois anos após a invenção do telefone. Sendo um catálogo de 20 páginas, com dados de 391 assinantes de New Haven, em Connecticut, onde dividia os estabelecimentos comerciais por áreas de atuação. Esta mesma lista foi arrematada em um leilão na famosa casa Christie’s de Nova York no ano de 2008 pelo valor de 170.000 dolares. 


                                               Primeira lista telefônica do Mundo 


Os Smartphones

    Com o avanço da tecnologia, da internet os telefones passaram a ter uma forte presença no cotidiano das pessoas, desde ouvir musica, ver filmes, ver as notícias do dia, fazer tranferências bancárias, compras on line, interagir etc. 

     O primeiro smartphone Android a chegar no Brasil era um era o Motorola Dext , com um designe ate interessante e refinado, com 3 botões embaixo da tela, além de um teclado completo, com direito ha um mini joystick no lado esquerdo. Dai em diante com a evolução temos no mercacado uma infinidade de aparelhos dos mais variados modelos, gostos , tecnologia e bolsos. 

 Videos 

   Alguns vídeos que fiz ao fazer minha visita ao museu das telecomunicações, onde foi uma agradável experiência, onde pude ver o início das telecomuinicações, os primeiros aparelhos telefônicos usados, os smartphones e realidade virtual. 








  Realidade virtual, uma experiência imersiva. Realidade Imersiva é uma tecnologia a partir da qual é criado um ambiente virtual, no qual os sentidos humanos são simulados , de modo qua a interação entre o usuário e essse ambiente se aproxima de uma atividade do mundo real. Além desta tecnologia temos também a realidade aumentada, muito utilizada hoje em dia nas industrias e até mesmo am elgumas interveções médicas, em que o especialista ou o médico pode orientar o técnico em alguma tarefa na indústria, ou mesmo o sistema pode fornecer detalhes de peças em tempo real, o medico por exemplo pode orientar uma cirurgi a distância. 




Dicas:

Endereço: Rua dois de dezembro, 63 – Flamengo -Rio de Janeiro-RJ;

horários:  de 11:00 às 18:00 horas, de quarta-feira a domingo (segunda e terça fechado);

Ingresso: GRATUITO;

Tel: (21) 3131-3060, (21)3235-3650;

Obs: Se vier de metrô a estação mais próxima é a do Catete ou Largo do Machado.


                                               Veja as ofertas que selecionei para você!

                                     Smartphone Samsung Galaxy M53 5g 128 Gb 6.7″ Azul


Referências



Abraço Forte!


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page