top of page
Foto do escritorMARCOS GONZAGA

Niteroi (Cidade fundada por um indígena)


Bom Dia!

     Que acham de conhecer a “cidade sorriso”, fundada por Arariboia, um índio cacique da tribo dos Temiminós, do grupo indígena Tupi. Com uma área de 131,8 km²  e cerca de 476 mil habitantes. A qualidade de vida do município está entre as mais elevadas do país, de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas). 

     A própia palavra Niteroi vem do tupi-guarani “Nitcheroy” e que numa tradução aproximada significa “água escondida”. Situada a 13 km do Rio de Janeiro, possui além de uma bela vista da cidade do Rio de Janeiro, mas também possui belas praias e muitos atrativos turísticos, entre eles posso destacar: Mac (museu de arte conteporânea), Ilha de boa viagem, Cantareira, Complexo dos Fortes, Parque Estadual da Serra da Tiririca, Jardim Botânico de Niteroi, Parque da Cidade de Niteroi, Orla de São Francisco, Igreja de São Lourenço dos Índios, Mercado São Pedro e muitos outros lugares interessantes de se visitar. 

     Para visitar a cidade pode-se ir a partir da praça XV, no centro do Rio de ônibus, carro ou barca (eu preferi as barcas, que por sinal tem uma vista muito bonita). 





 Sua História

     A história da cidade daria um filme épico, destes que vemos na sessão da tarde (igual os antigos filmes de caravelas e piratas, gostava muito de ver por sinal). No ano de 1555 existia uma disputa entre portugeses e franceses pela posse da região da baia de guanabara, que era dominada pelos índios Tamoios. O vice-almirante francês Villegagnon insistiu em uma colônia francesa que se chamaria França Antártica (hoje conhecida como Ilha de Villegagnon). Convencendo a corte francesa das vantagens de se manter uma colônia permanente no local, com o objetivo de manter o controle do comércio das índias, além de planejar fundar no continente a cidade de Henriville (em homenagem ao Rei Henrique IV da França). Na minha opinião Niteroi é um nome mais bonito. Mas voltando a história o comércio estava regular e próspero, fato que encoraja e daava bastabte confiança na empreitade proposta por Villegagnon ao Rei. Tanto que o mesmo resolveu atender as solicitações de Vilegagnon em enviar 4 mil homens e mulheres . Seguindo para o Brasil um grupo grande de  calvinistas, porém os colonos voltaram para França, onde houve acusações de má administração e perseguição aos calvinistas. Fazendo com que Villegagnon tivesse que voltar a França para se explicar. E este foi a oportunidade que Mem de Sá (Governador Geral do Brasil na época), teve para invadir a guanabara e tomar posse da região em 1560. Com a vitória e a expulsão dos franceses da região, o sobrinho de Men de Sá. Estácio de Sá pede ajuda ao cacique Temiminó Araribóia (cobra-papagaio em tupi) que tinha sido expulso pela tribo dos Tamoios de sua terra natal (Ilha de Paranapuã), hoje Ilha do Governador. Com o fim da guerra Arariboia recebeu um nome cristão (Martim Afonso). Porém não ficou com as terras da ilha de Paranapuã, mas Estácio de Sá, para manter a região passificada concedeu-lhe o poder de escolher qualqer uma das regiões da Guanabara para viver. E segundo dizem ele apontou para o outro lado da baia e disse: “Eu quero aquela região das águas escondidas”que em tupi é Niteroi. Seguindo com sua tribo para a região sendo que la foi construida a igreja São Lourenço dos Índios, que é hoje o marco histórico da cidade. 

     Não daria um filme esta história? Seria incrível voltar no tempo e ver como seria a região há mais de 460 anos atrás. 


   Imagens 


 Mas vamos as imagens desta cidade, bonita, acolhedora e com uma história rica e repito digna de um bom filme. 



Igreja São Lourenço do Índios, marco histórico da cidade!




Estátua em homenagem ao fundador da cidade!



































MAC ( Museu de Arte Conteporânea)!

Outro cartão postal imperdível da cidade, não só pela sua arquitetura, que tem a assinatura de ninguém menos do que Oscar Niemayer, sendo inaurado em 02 de setembro de 1996, mas também  pelas obras em exposião e pela vista que é singular.
























Outro marco histórico é a ponte “Presidente Costa e Silva”, mas para nós cariocas é a ponte Rio-Niteroi, que foi inaugurada em 4 de março de 1974, com 13,29 Km de extensão, na época era a segunda maior ponte do mundo, passando por ela cerca de 150 mil veículos por dia. Uma lembrança que tenho desta ponte que meu pai me levou para dar uma volta na ponte de carro, com minha mae e minha irmã (Mônica) ainda de meses indo e voltando pela ponte eu achava incrível a altura e a vista, boas memórias.  




Dicas:


 O MAC, tem horários de visitação, que são:


             Horários: 10:00 às 18:00hs;                                     

Dias: terça a domingo (segunfa Fechado);

Telefone: (21)2620-2400;

Endereço: Mirante da Boa viagem S/N-Boa viagem -Niteroi;

Entrada: R$ 12,00.


Parque da Cidade:


Horário: 07:00 às 18:00;

Dias: Terça a domingo;

Endereço: Estrada da Viração S/N-São Francisco;

Telefone: (21)2610-3157/0800-282-7755

Entrada: GRATUITA    


Obs: Existe bons restaurantes e bares na cidade, para todos os gostos e bolsos, enfim é so tirar uma folguinha e atravessar a Baia de Guanabara e conhecer a cidade, que tem muitos atrativos. Mostrei somente alguns, mas há muitas boas opções.  




Abraço Forte!

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page