Bom Dia!
Hoje vamos conhecer um parque que foi inaugurado em 2012 e ampliado em 2015 , sendo um lugar ótimo para relaxar, fazer uma caminhada, correr, fazer uma lanche ou refeição, se exercitar, andar de bike, skate e mesmo em épocas de eventos (Praça do Samba)assistir um Show. Localizado no Bairro, que na minha opinião um dos mais movimentados da Zona Norte do Rio. Com comércio variado, shopping, temos a quadra da Império Serrano(bom para quem gosta de carnaval), CUFA(Central Única de Favelas), Shopping dos peixinhos e um lugar bastante conhecido o Mercadão de Madureira, enfim seria necessário um Blog inteiro só para falar do Bairro(Que farei, pode deixar), mas hoje vamos falar do Parque de Madureira.
Construido em paralelo à linha férrea do ramal Belford Roxo e à Rua Conselheiro Galvão (Rua esta possio uma fábrica bem conhecida a Piraquê, para quem não conhece é a mesma que produz o famoso biscoito da vaquinha). Este parque urbano administrado pela prefeitura, possui cerca de 450 mil m². Sendo o terceiro maior parque da cidade, perdendo apenas para o Parque Flamengo e a Quinta da Boa Vista. Sendo totalmente sustentável, pois utiliza energia solar para sua iluminação, sistema de irrigação que evita desperdícios, aproveitando a água da chuva e 400 lâmpadas de LED, conquistando o selo AQUA (Alta Qualidade Ambiental). E outra coisa que observei no Parque, foi hortas comunitárias ao longo do trajeto do parque. Ao fazer uma pesquisa rápida, pude verificar que é uma iniciativa da prefeitura, com expanção do cultivo de hortaliças em terrenos que pertencem à Prefeitura, as margens da linha férrea do Parque de Madureira, com objetivo este ano de 2022 de se tornal a maior horta urbana do mun do com 110 mil metros quadrados de área plantada.
Com objetivo de gerar renda para familias carentes, inclusive a instalação de um memorial chamado “Quilombo Agrícola Madureira”, erguidona entrada da horta.
Sua História
O terreno era da Light, sendo ocupado por 900 famílias da Favela Vila das Torres, que foram removidas para a realização do projeto. Mas voltando no tempo na região existia a fazenda Campinho e também era conhecida como Sertão Carioca. Uma área rural e cuja propiedade era do capitão Francisco Ignácio do Castro e tinha como arrendatário um boiadeiro chamado de Lourenço Madureira (dai que vem o nome do bairro). Com a morte do capitão . Lourenço Madureira ganhou na justiça as terras e com sua morte em 16 de fevereiro de 1851 e posteriormente loteando as terras da fazenda, surgindo após vários bairros e inclusive o que conhecemos hoje como Madureira. Em 1914 surgiu o primeiro clibe de futebol da região, o Fidalgo Futebol Club, que mais tarde dariaa origem ao Madureira Esporte Clube. Em 1916 os bondes de tração animal começaram a ser substituidos pelos elétricos. E no ano de 1960 foi construido o viaduto Negrão de Lima, que ná época era o maior do município. Ocorrendo ao longo da história muitas modificações e onde o Parque de Madureira é um exemplo deste processo de de urbanização do local desde a época da Fazenda Campinho e continuando a evoluir até hoje.
Imagens
Praça do Samba, onde possui um formato circular com os símbolos das duas maiores escolas de samba tradicionais do carnaval carioca: Império Serrano e a Portela.
Abaixo a pista de skate, em uma área coberta e superinteressante.
DICAS:
Endereço: Rua Soares Caldeira, 115, Madureira-rio de Janeiro-RJ;
Horários: 06:00 às 22:00 hrs, de terça a domingo (segunda-feira não abre);
Entrada: Gratuita;
Com vário pontos de acesso, para quem mora em Rocha Miranda, Honório etc.
Abraço, Forte!
Comments