Boa Noite!
Que tal fazer uma trilha? num parque localizado em frente a Lagoa Rodrigo de Freitas . E o mais importante a entrada é “Gratis”, com uma natureza que se faz presente, apassar de estar localizado em uma área urbana, na zona sul da cidade. Oferecendo belas vistas panorâmicas em seus dois mirantes mais importantes, que são: Mirante do Sacopã e o Mirante do Urubu.
Com uma boa infraestrutura de apoio ao visitante, como banheiros , bebedouros e área para realização de piqueniques. A subida é um pouco puxada, mas no topo a vista compensa. E para quem gosta de uma atividade mais especifica, tem empresas que oferecem serviços de arvorismo, escalada e tirolesa, com preços tabelados. Pretendo voltar ao parque e fazer tirolesa, falta so tomar a coragem ainda, mas irei.
As espécies locais, muitas até ameaçadas de extinção, tem seu lugar de preservação aqui e convenhamos, vendo este espetáculo da natureza quando chegamos, merece mesmo ser cuidada com zelo que ela merece. É um verdadeiro show de cores e variedades de espécies nativas, onde a natureza é o astro principal deste cenário.
Iniciando a Subida
Ao iniciar a subida do parque, para chegar aos mirantes, aproveitei e tirei esta foto logo no inicio so para ter uma ideia que realmente e alto o trajeto até o topo. Mas compensa cada passo que damos no parque, pois sempre vemos uma beleza única do lugar em cada momento. E é valido informar que a unidade tem o compromisso de entre outras coisas: Proteger o ecossistema local, preservar a área de ocorrência de espécies endêmicas da região (aranha-verde, gongolo, aranha-de-jardim, aranha-de-beiral, borboleta-azul, maria-boba), Hábitats típicos da rãzinha-da-mata e uma mata bem exuberante. Enfim uma ilha verde no meio dos prédios e estradas movimentadas da Zona Sul.
Foto só do inicio, ainda tem muito para caminhar, haja fôlego!
E vamos subindo, o céu e o limite!
Mas logo somos agraciados
com uma bela vista da lagoa e olha que nem chegamos a metade do caminho!
Sua História
A história do Parque Natural, está relacionada à remoção, no início da década de 70, da Favela da Catacumba, que ocupava as encostas íngremes do morro de mesmo nome, mas porque o nome catacumba. Bom segundo dizia os antigos moradores que ocupavam a favela que existia, o lugar na época, quando era ocupado por índios era um antigo cemitério. Dai o nome que tem o parque até hoje. E na década de 70 o governador da época. Negrão de Lima, desocupou o local, pois oferecia riscos de desabamento e não existia urbanização, como conseguência o esgoto era despejado in natura na lagoa Rodrigo de Freitas. Onde as famílias foram alojadas em conjuntos habitacionais da COHAB (nossa me lembro da cohab, to ficando velho mesmo!), na Penha e outro grupo foi para cidade de Deus.
As Esculturas do Parque
São ao todo 32 esculturas que se mesclam com a natureza local, formando um mosaico de uma harmonia singular. As esculturas foram restauradas pelo projeto “Revitaliza Rio”, levando cerca de 7 meses para restauração e recuperação paisagística do local, que posso afirmar ficou Show. Abaixo algumas fotos das esculturas, que mais me chamaram atenção das 32 do parque.
Escultura no Parque da Catacumba, no Rio de Janeiro, representando Oxóssi
Escultura de umas das divindades africanas, responsável pela caça, pela fartura. Tem astúcia, ligeiro, ardilosso, características de um caçador, na vida real. Muito respeitado e cultuado pelas religiões (Afro. candomblé, umbanda).
Chegada aos Mirantes
Depois de uma boa subida de respeito, chego no primeiro mirante, do Sacopã, e devo admitir que alegria parece que a gente vence uma maratona, mas valeu, pois a vista e de cartão postal mesmo e claro tenho que tirar as fotos básicas do lugar.
O segundo Mirante, também proporciona uma vista igualmente incrível, cansa um pouco mas faz parte. A gente se sente revigorado olhando esta paisagem, ou obra da natureza, melhor dizendo.
Uma das coisas mais incríveis de se fazer uma trilha é este contato com a natureza, a descoberta de lugares novos, paisagens diferentes, é realmente uma higiene mental, além de uma academia a céu aberto, realmente deu pra suar, mas valeu!
Dicas:
Endereço: Av. Epitácio Pessoa, 3000 – Lagoa, Rio de Janeiro – RJ, 22471-003;
Dias de Funcionamento: De terça à domingo (segunda, não abre);
horários: 08:00 às 17:00 horas;
Entrada: Gratuita;
Obs: Existes muitas outras trilhas, mas destaquei as mais significativas.
mais informações no link: https://www.blogger.com/blog/post/edit/6410403567166878847/5173804780914657453#
Bom o Parque é incrível, merece uma visita, e para quem gosta de natureza e relaxar é a dica perfeita de passeio.
Abraço Forte!
Commenti