top of page
Foto do escritorMARCOS GONZAGA

Petrópolis

Esta imagem é do Palácio Imperial, hoje Museu Imperial

Boa Noite!

     Hoje vamos subir a “Serra da estrela”, mas conhecida como serra de Petrópolis, onde vamos conhecer uma cidade com uma vocação turística e com um passado histórico importante para o nosso estado. 

    Foi fundada em 16 de março de 1843 pelo imperador Dom Pedro II e, sob seu patrocínio, colonizada por imigrantes alemães. Encantado pelo lugar, que possuia um clima ameno, além de uma natureza exuberante. Passava durante os meses mais quentes na cidade. E põem atrativos nesta cidade, quando estive lá, conheci: A casa de Santos Dumont, o Museu Imperial, Museu de Cera, Palácio de Cristal, Palácio  Quintandinha, Casa do Colono, Cervejaria Bohemia, Catedral de São Pedro de Alcantara, Feirinha de Itaipava, Casa do Alemão, avenida koeler. Cansou?, eu também e olha que tem mais lugares, por toda parte tem um  espaço que merece atenção.


O caminho pela serra, vendo as montanhas, cachoeiras e pequenas propiedades rurais, já é uma atração a parte!

O MUSEU IMPERIAL

Localizado no centro histórico da cidade de Petrópolis


     Era a residência predileta do Imperador D Pedro II, possui uma biblioteca de nada menos que 60 mil livros, eu até gosto de ler  (já li em um ano 18 livros um recor pessoal), mas ler estes livros todos acho que terminaria em uns 3000 mil anos, coisa pouca né. Mas deixando a brincadeira de lado o acervo e as obras que vi lá  são de cair o queixo, a coroa o cetro do imperador, piano, os moveis de época , o visitante viaja no tempo do império diante de tanta suntuosidade. 








O Museu é cercado por um jardim suntuoso!













Lembra muito o Jardim botânico, que será tema de outro artigo, com suas árvores centenárias. 












Obras de arte e natureza se completam em uma simbiose perfeita



  O Imperador eternizado em seu jardim !

Uma figura emblemática de nossa história


  O centro de Petrópolis



 A área do centro de Petrópolis é bastante movimentada, com um comercio bem diversificado, e quando estive lá fui no período do inverno e estava fazendo 13 graus, e como bom carioca não estava muito a vontade com o frio não, as mãos chegam a gelar, sério. 


   Esta imagem tirei na parte da manhã, era umas 7 horas, ainda dava para se ver a neblina ao redor, mas é bom aproveitar o dia bem cedo, mesmo com 13 graus. Petrópolis é a cidade mais segura do estado do Rio e a sexta cidade mais segura do Brasil , segundo classificação do IPEA (Instituto de pesquisa econômica e aplicada) para cidades de médio e grande portes. 


 Agora vocês sabem porque o nome Petropolis?


 Seu nome vem da junção da palavra em latim Petrus (Pedro) com a em grego Pólis (cidade), ficando “Cidade de Pedro”. Nada mais justo, pois foi Dom Pedro o seu fundaddor e principal personagem que impulsionou o seu povoamento e urbanização. Até o século XVIII, a região era habitada pelos indios Coroados, o que lhe valeu a denominação, pelos portugueses , de “Sertão dos Índios Coroados”. 

 A Catedral São Pedro de Alcântara





     A catedral impressiona, não só pelo tamanho, como também pela riquesa de detalhes em seu estilo neogótico.  A catedral mede em total 70 metros de comprimento e 22 metros de largura, com uma altura de 19 metros nas naves.No interior, os espaços são divididos por arcos apontados tipicamente góticos. Do lado direito da entrada encontra-se o Mausoléu Imperial e do lado esquerdo o batistério, com a pia batismal da antiga matriz de Petrópolis (1848). 




 O Mausoléu, onde jáz os tumulos da familia real, onde consta: 

 1- Dom Pedro II, Imperador  (1825-1891);

  2- Teresa cristina de Bourbon-duas Sicilias, imperatriz do Brasil (1822-1889)

  3- Dona Isabel de Bragança, princesa Imparial do Brasil (1846-1921)

  4- Gastão de Orleans, principe imperial consorte e conde d’EU (1846-1922)

  5- Pedro de alcântara de Orleans e Bragança, principe de Orleans  e Brag (1875-1940)

  6- Elisabeth Dobrzesky de Dobrzenicz, condesa de Dobrzensky (1875-1951)






 Os vitrais são um espetáculo a parte








O Batistério,  no interior da Catedral!
















 DICAS:

Estação Rodoviária – Terminal Rodoviário Novo Rio

Horários – Diariamente, com saídas a cada 15 minutos. À noite, a partir das 21h / 21h20min / 21h40min / 22h / 22h30min / 23h / 23h58min

Empresa – Única / Fácil http://www.unica-facil.com.br/ Telefone – (21) 2263-8792

 Bom esta é uma parte do passeio, tem muito mais ainda para mostrar, na próxima postagem vamos conhecer a Casa de Santos Dumont, que merece um capítulo a parte. Muitas opções de lazer que mistura cultura, história, natureza, culinária e de perder o fôlego mesmo, mas vou mostar cada cantinho desta cidade charmosa.



(Continua, com a visita à Casa de Santos Dumont, que para mim é o eterno pai da aviação)





Abraço Forte! 

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page