Boa Noite!
Próximo ao Centro do Rio de Janeiro(fica no bairro da Glória), um lugar bonito e bom para relaxar, fazer uma leitura ou simplesmente fazer uma caminhada enquanto se encanta com a sua bela paisagem. Já visitei duas vezes, uma de bike e outra a pé mesmo. Construida em 1926 com um projeto do urbanista francês Alfred Agache, onde reproduzia o traçado de um típico jardim parisiense da época, com muitas árvores, como amendoeiras de grande porte, esculturas e obras de arte.
Estou falando da Praça Paris, que foi erguida sobre um aterro. De inicio ia da das avenidas Rio Branco e Beira Mar até a Glória. Depois foi encurtada para dar lugar a praça Marechal Deodoro da Fonseca. A praça Paris foi concebida como uma joia da “belle époque”(Foi um período da cultura cosmopolita na história da Europa, que começou no fim do século XIX e durando até o início da primeira Guerra Mundial). Repleta de esculturas em marmore de carrara, um chafariz de 1600 metros quadrados inaugurado em 1929, sendo reinaugurado em 2010. Onde o local foi totalmente esvaziado para limpeza e reparos, instaladas novas bombas submersas e uma nova tubulação de jorro, fazendo com que o a parte central atingisse uma altura de 15 metros, como era no seu inicio em 1929, além de 4 imagens de golfinhos que ornamentam o entorno do chafariz, que foi inspirado nos jardins de Versalles, na França. Com uma visão do Centro da cidade que mais parece um cartão postal, o outeiro da Gloria na outra extremidade e o aterro, completam o entorno da praça.
Outra curiosiodade são as esculturas em mármore que representam as quatro estações, também inspiradas nas esculturas do palácio de Versalles. Com os nomes: Circe de Laurent Magnier e Winter de Jean Baptiste Theodon. O que se percebe é que a praça pode-se realizar piquenique, caminhadas e muitas pessoas realizam treinos de corrida devido ao piso que favorece por ser de terra batida. Pessoas lendo, outras caminhando com animais ou de bike (Eu, por exemplo), enfim é um lugar bem interessante para se conhecer tirar umas fotos e aproveitar a tranqulidade a natureza e sua bela vista.
Imagens
Monumento
Um dos monumentos que se destaca é do Almirante Barroso, uma escultura de José Otávio Correia de Lima, que foi inaugurada na praça Luiz de Camões em 19 de novembro de 1909, porém com as obras do Metrô, o monumento foi transferido para a Praça Paris, onde permanece desde então. Com as seguintes legendas: “Riachuelo XI de junho de MDCCCLXV” e “Ao Almirante Barroso a Nação”. E uma curiosidade, na base de seu monumento encontra-se os seus restos mortais.
O Chafariz
As Esculturas
Estas esculturas foram esculpidas em mármore de carrara em tamanho natural e pertencem ao escultor francês François Auguste Hippolyte Peyrol (França, 1856-1929), são réplicas de La Lionne couchée e La Lionne à l’affut e a terceira foto na outra ponta da praça podemos ver ao fundo o outeiro da Glória.
Dicas:
Endereço: Avenida Augusto Severo, 342 – Glória, Rio de Janeiro-RJ;
Horários: segunda-domingo de 6:00 às 21:00 horas;
Telefone: (21)99149-2057;
Entrada: GRATUITA.
Fica a Dica de um Bom passeio, por mais um cantinho do Rio de Janeio. Sempre que posso e vou ao Centro do uma passadinha lá recarregar as energias e olha que faz bem mesmo, sabia.
Abraço Forte!
Comments