top of page
Foto do escritorMARCOS GONZAGA

Quinta da Boa Vista


Bom Dia!

     Mais uma área verde, localizada no bairro imperial de São Cristóvão, sendo um complexo paisagístico público de grande valor histórico. Uma curiosidade sobre a Quinta da Boa Vista é seu nome, que se deve aos portugueses, onde Quinta de forma geral é o nome que dão as propiedades rurais, que normalmente apresentam um terreno com uma habitação no local, mas ai você pode me perguntar, porque o nome Quinta da Boa Vista. Boa Vista se deve ao fato de no ano de 1808 quando da chegada da Família Real, as terras pertenciam na época ao traficante de escravos. Elias Antônio Lopes, que ergueu por volta de 1803, um casarão sobre uma colina, da qual se tinha uma “Boa Vista” da Baia de Guanabara _ o que deu origem ao atual nome da Quinta.

   SUA HISTÓRIA

     Com a chegada da família real, Elias doou a sua propiedade ao Principe D. João Maria de Bragança, conhecido como D. João VI. Para utilizá-la como residência real. Com esta estratégia Elias recebeu outra propiedade concedida por D. Jõao VI. Com a transferencia para Quinta deu inicio a obras de reforma e adaptação para acomodar a família real. Na época, a área da quinta era cercada de manguezais e a comunicação por terra com a cidade era dificil. O casarão também foi reformado, onde o encarregado do projeto foi o ingllês John Johnson, instalando inclusive um portão monumental em sua entrada. Portão este inspirado no pórtico de Robert Adam para a “Sion House” residência daquele nobre na Ingraterra. Sendo Tombado pelo IPHAN. Podemos ver este portão de forma destacada como entrada principal do  Jardim Zoológico do Rio (Rio Zoo).

Abaixo temos a entrada deste portão que fica no inicio do Rio Zoo.


     Com a independência do Brasil . D Pedro I encarregou de finalizar as obras do atual Paço Imperial, contratando de inicio o arquiteto portugues Manuel da Costa e porteriormente substituido pelo francês Pedro José Pézerát. Em estilo neoclássico, o Paço tinha apenas um terrão no lado norte da fachada principal, ganhando outro sométrico no lado sul e um terceiro pavimento. Após o casamento D. Pedro e a imperatriz Leopoldina passaram a residir no Paço. Ali nasceram a futura Rainha de Portugal D. Maria II, princesa da Beira, mas tarde princesa imperial do Brasil e o futuro Imperador do Brasil D. Pedro II.

No Paço, também nasceu , em 29 de julho de 1846, a princersa Isabel, filha de D. Pedro II e Teresa Cristina. Muitas das caracteristicas orininais da Quinta permanecem ate os dias atuais, como a alameda das Sapucaias, um lago onde hoje pode-se andar de pedalinhos e outro onde se encontra uma gruta artificial onde pode-se alugar canoas a remo.

     Um casarão próximo a Quinta, D. Pedro I presenteou a marquesa de Santos (Domitila de castro Canto e Melo), que era amante do mesmo. Hoje Funcionaa o Museu do Primeiro Reinado. 

IMAGENS

Abaixo algumas imagens da Quinta que tirei quando fiz uma visita(na verdade sempre que posso vou lá, muito tranquilo).





































     Hoje a quinta da Boa Vista é um parque  que abriga algumas atrações, como : Jardim Zoológico do Rio de Janeiro (Rio Zoo, hoje), e no antigo Paço, o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista (infelizmente houve um incêncio no Museu em 02 de setembro de 2018, causado segundo as investigações por um super aquecimento de ar condicionado, mas graças aos esforços coletivos, o museu encontra-se em restauração). Tirei algumas fotos da visita que fiz ao museu, antes do incêndio e postarei num blog específico sobre o  Museu, brevemente ok. A área do parque é também muito boa para piquenique, para ler com esta natureza ao redor e atualmente as pessoas que moram próximas ao parque tiram para dar uma caminhada. 

                       Abaixo uma foto do Museu Nacional antes do incêndio







Além do incêndio a área dos jardins vem sendo descaracterizada, com o plantio de árvores de diverças epécies sobre os gramados da Quinta, pela prefeitura da cidade, sem a consulta de especialistas, que possam fazer estudos históricos e paisagíssticos para sua implantação. Soma-se  a isto a depredação de alguns monumentos. Um patrimônio como este na cidade ao meu ver deveria ser tratado com mais zelo por todos e principalmente pelas autoridades competentes. Pela sua beleza e pela sua história que representam uma parte importante da nossa indentidade como nação. 

Mesmo com o descaso o parque ainda é um belo lugar para visita, sou fã de carteirinha da Quinta, onde frrequento desde meus tempos de ensino fundamental. 






Dicas: 

Endereço: Av Pedro II, S/n – São Cristóvão- Rio de Janeiro-RJ;

Inauguração: 1803 (219 anos);

Horário: de segunda a domindo de 07:00 às 18:00 (quinta abre às 06:00);

Entrada : GRATUITA

Obs: Pedalinhos e caiaques podem ser alugados por R$15,00;

Rio Zoo: a partir de 40 reais, ingressos avulsos;

tem estacionamento no interior do parque com cobrança de diária;

quem vem de transporte público a quinta fica proximo ao metro e o trem.


Fica a Dica de um passeio bem interessante com muitas opções ao visitante, vale a pena e não custa muito.




Abraço Forte!!

0 visualização0 comentário

Comentarios


bottom of page